A busca pela produtividade, aliada à redução de custos e à qualidade na entrega de produtos e serviços, é incessante no mundo dos negócios. Para não ficar atrás da concorrência, é necessário investir em tecnologia, recurso cada vez mais ligado a todos os processos da empresa, independente do segmento de atuação.

Na busca pelo crescimento e destaque no mercado a tecnologia RPA (do inglês Robotic Process Automation) pode ser um importante passo para tal.

A tecnologia de RPA traz uma série de benefícios, com destaque para a redução de custos e melhor utilização do tempo e intelecto dos profissionais das empresas.

O RPA é um software “robô” que replica ações das pessoas interagindo e integrando vários processos e tarefas realizadas dentro das empresas.
Para que a sua utilização se justifique, essas tarefas devem ser repetíveis, escaláveis e em grande volume.

Conceito relativamente novo, a solução de RPA foi disseminada mais fortemente nos últimos dois anos. O crescimento se deve, em grande parte, às dificuldades econômicas vividas no Brasil. Quanto maiores a crise e a dificuldade financeira, mais espaço há para a automação.

Por tudo isso, há convicção de que, apesar do crescimento estabelecido nos últimos anos, há muito espaço ainda para Robotic Process Automation no mercado brasileiro. Prova disso é que, recentemente, foi realizado um trabalho de consultoria para uma empresa do setor de educação e identificou-se que 80% dos seus processos de emissão de nota fiscal e pagamento eram passíveis de automação. Se a sua empresa deseja fazer parte da lista de companhias transformadas digitalmente, um bom primeiro passo é buscar e implementar soluções de RPA.

Texto adaptado de Rodrigo Coelho. Original
disponível em: http://www.tibahia.com/tecnologia_informacao/conteudo_unico.aspx?c=ART_TECH&fb=B_FULL&hb=B_CENTRA&bl=LAT1&r=ART_TECH&nid=45229