A automação abrirá o caminho para novos trabalhos voltados para a Transformação Digital, análise e fornecimento de insights

A implementação da Automação Robótica de Processos (RPA) está permitindo que as empresas executem os processos de negócios 5 a 10 vezes mais rápido com uma média de 37% menos recursos, de acordo com um relatório divulgado esta semana pelo Information Services Group (ISG). No entanto, os ganhos de produtividade não estão necessariamente levando a demissões em massa, mas sim à capacitação de empregados para lidar com tarefas de maior valor e um maior volume de trabalho.

Estudiosos do tema concordam que os robôs têm potencial de desencadear uma onda significativa de melhoria de serviço e eficiência de custos. O uso crescente de robótica e IA é inevitável, e todos nós precisamos nos preparar para isso. Quanto antes melhor.

"A automação está criando uma mudança polar na forma como o trabalho é feito", diz Craig Nelson, sócio do ISG. "Enquanto, no passado, os seres humanos foram apoiados pela tecnologia, estamos vendo agora uma mudança para a tecnologia sendo apoiada por seres humanos para gerenciar e operar os processos de negócios. Essa mudança está eliminando grande parte do trabalho mundano de corte e colagem e comparação que os seres humanos administram."

A resposta inicial às melhorias de automação é tipicamente positiva, diz Nelson, com a tecnologia assumindo alguns dos trabalhos monótonos que os empregados estão ansiosos para deixar para trás. O uso da robótica associado à Inteligência Artificial pode sim, levar à eliminação de tarefas e papéis de baixo nível, diz Nelson.
Afinal,o apelo inicial da automação foi baseado na eliminação do trabalho e de funcionários em tempo integral. "Entretanto, a experiência anterior com a automação de processos deixa claro que os robôs são bons em automatizar tarefas específicas, não o trabalho inteiro de uma pessoa," Nelson diz. "A capacidade extra gerada pela automatização de tarefas está sendo focada na execução de mais trabalho ou trabalho de maior valor."

Fonte: http://cio.com.br/tecnologia/2017/05/09/nao-tema-os-robos-abrace-o-seu-potencial/#sthash.zF5gf6bn.dpuf