A medida que os CIOs e outros líderes ganham mais experiência com RPA, eles começam a olhar para a aplicação das tecnologias de automação de forma mais ampla, no contexto da Transformação Digital da empresa.

Do ponto de vista da empresa, esse tipo de automação vai reduzir falhas de serviço e custos trabalhistas. Mas também pode levar à criação de novas funções.

A longo prazo, a resposta para os trabalhadores é abraçar a mudança em direção à aquisição das habilidades necessárias para apoiar a tecnologia.

A RPA pode criar mais tempo para o funcionário lidar com as tarefas voltadas para o cliente que somente os seres humanos podem lidar. Pode ainda aumentar a precisão e a velocidade nas áreas em que é implantado.

A automação abrirá o caminho para novos trabalhos voltados para a Transformação Digital, análise e fornecimento de insights aprimorados.

A RPA também pode "reduzir o uso da terceirização e offshoring como uma estratégia de arbitragem de mão-de-obra ao trazer de volta o trabalho gerenciado por seres humanos, encarregados de fazer a interface com a força de trabalho digital", diz Nelson.

As organizações interessadas em reter seus principais talentos durante esta mudança para a automação podem considerar o seguinte:

1 - Identificar aqueles dentro da organização dispostos e capazes de assumir novos papéis.
2 - Criar oportunidades de treinamento para ajudar os funcionários a abraçar e apoiar modelos e tecnologias operacionais digitais.
3 - Colaborar com escolas, colégios e universidades para definir os requisitos futuros de talentos e habilidades.
4 - Criar pods de inovação (pequenos grupos multifuncionais) onde os funcionários podem fazer um brainstorm e criar os novos papéis que oferecerão maior valor à empresa.

Fonte: Stephanie Overby. Disponível em: http://cio.com.br/tecnologia/2017/05/09/nao-tema-os-robos-abrace-o-seu-potencial/#sthash.9BNrO3ic.dpuf